sábado, 25 de fevereiro de 2012

Transporte coletivo: você pode mudar esta realidade

http://expressominas.blogspot.com/2010/01/turilesa-nova-lima-x-belo-horinte-3832_4303.html


                Há vários anos o crescimento da capital mineira, Belo Horizonte, vem sendo acompanhado, a passos largos, com o crescimento em conjunto das cidades mineiras integradas à região metropolitana da cidade. Cidades em torno da capital representam importante papel no crescimento de Belo Horizonte, pois disponibilizam mão de obra de qualidade e prestação de serviços a BH. Várias dessas cidades, como Nova Lima, por exemplo, vêm se tornando, cada vez mais, cidades consideradas “dormitórias”, pois além de disponibilizarem vários trabalhadores naturais da cidade para a capital, essas cidades vêm se tornando um grande atrativo a pessoas que procuram qualidade de vida e mais calma próximo ao seu trabalho, mesmo que, para isso, tenham que morar em outra cidade. Por ainda ser considerada cidade com boa qualidade de vida, Nova Lima, vem abrigando funcionários e moradores de BH em grande quantidade, que todos os dias, vão a capital prestar serviços e, ao final do dia, voltam para suas casas, o que tem culminado cada vez mais com o inchaço urbano da cidade, e principalmente dos transportes coletivos.


                Dentre a boa comunicação e auxílio aparentemente existente entre as prefeituras da região metropolitana, porém, há grandes ressalvas. Uma delas vem se tornando um problema crônico; em relação ao descaso por parte das prefeituras em não tratar o cidadão de maneira digna e respeitável, quando o assunto é transporte coletivo. Infelizmente, a capital mineira, sem dúvida alguma, parece ter parado no tempo em relação às políticas de infraestruturas. O crescente aumento no número de passageiros, não vem sendo acompanhando por investimentos devidos para a ampliação do setor. 


                Por alguns meses, acreditei que o Brasil ganhando o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, fosse realmente melhorar e aumentar os investimentos no setor logístico, principalmente nas regiões que serão sede dos jogos. Por isso, já que BH por ser uma das sedes e, por sinal, uma das mais importantes, devido a sua contribuição a economia brasileira, acreditei que uma das maiores exigências da FIFA, organizadora do evento, seria atendida; melhoria na hospitalidade e facilidade de deslocamento entre as sedes e cidades do mundial. Mas, essa medida, claramente, ainda está longe de sair do papel.


                Agora, partindo-se de um caso particular para servir de análise e para comprovação da calamidade nos transportes públicos coletivos entre as cidades da região metropolitana de BH, utilizaremos de exemplo, o caso do transporte da linha 3832, Nova Lima-Belo Horizonte. 
http://expressominas.blogspot.com/2010/01/turilesa-nova-lima-x-belo-horinte-3832_4303.html


                O ônibus em todas as suas viagens durante o dia, não somente apresenta falta de comodidade adequada a seus usuários diários, mas também, apresenta total falta de segurança e respeito a quem, por falta de recursos e opções, é obrigado a utilizá-lo para chegar ao trabalho ou a escola todos os dias.
Lotação 25243, Nova Lima-Belo Horizonte, às 6h40min


                Os limites de passageiros são constantemente desrespeitados. Há casos em que a quantidade de passageiros em pé chega a 42 pessoas. Tomando esses dados como base, ao analisar o transporte coletivo, sempre me vem a mesma pergunta a cabeça. Por que carros particulares, com 4 ou 5 passageiros, são obrigados , por lei, a utilizar cinto de segurança enquanto ônibus que conseguem concessão com a PREFEITURA, não disponibilizam a seus usuários, nem mesmo aos que estão assentados, nenhum tipo de segurança, e, mesmo assim, não têm que pagar multas nem dar explicações ao povo? Por que as empresas de ônibus podem se julgar acima da lei, acima da regra que todos nós, cidadãos, devemos respeitar?


                Como se já não bastassem trabalhadores e estudantes lidarem com veículos lotados e sem o mínimo de segurança todos os dias, o preço das passagens dos transportes coletivos é um absurdo. Uma pessoa que utiliza o serviço de transporte, diariamente, gasta aproximadamente R$150,00 por mês só de passagens, preço que, em hipótese alguma, condiz com a qualidade e segurança oferecida pelo serviço.
Lotação 25244, Nova Lima-Belo Horizonte, 12h40min

                Vereadores da cidade de Nova Lima, com reportagem coberta pelo jornal A Banqueta, recentemente utilizaram algumas dos lotações que fazem transporte coletivo metropolitano para poderem sentir aquilo que várias pessoas sentem todos os dias ao entrar nesses lotações: humilhação e insegurança. Mas, aparentemente, essa ação de caráter completamente populista, pouco surtiu efeito.  Até hoje, nenhuma medida foi tomada. A segurança é cada vez pior, e um acidente, embora ainda não tenha sido registrado, parece ser mera questão de tempo e um mal previsto.

                Apesar de toda essa falta de interesse dos políticos, principalmente os de Nova Lima em solucionar esse problema, que é obrigação deles, pois são pagos por nós para resolver problemas como esse, não me preocupo, resta uma esperança; aguardo ansiosamente a minha vez de tê-los em minhas mãos e nas mãos do povo.


                 Diante dessa realidade, espero futuramente encontrar alguns desses mesmos vereadores e candidatos a prefeito de Nova Lima que tanto pediram o meu voto de confiança e de toda a população há quatro anos atrás para nos representar dentro da câmara municipal da cidade. Espero com muita ansiedade e creio que todas as pessoas, que não só utilizam, por falta de opção, o degradado transporte público da cidade, mas que também, utilizam outros serviços públicos mesquinhos oferecidos pela prefeitura, lembrem-se de cada um desses incompetentes e usurpadores do dinheiro público, na hora de utilizar a nossa maior arma em Outubro de 2012: O VOTO. 


                Ano de eleições. Somente quando votarmos corretamente e, lutarmos dignamente por aquilo que é nosso por direito, é que a situação estará ao lado de onde nunca deveria ter se desviado: ao lado do povo, e para o povo. Os transportes públicos da região metropolitana são uma calamidade e, isso, tem que mudar já. Esse sistema capitalista que poupa dinheiro e não se interessa pela segurança do povo é uma vergonha.

http://www.idadecerta.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/07/votar.jpg