Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato em sua obra Urupês, que contém 14 histórias baseadas no trabalhador rural paulista, simboliza a situação do caboclo brasileiro, abandonado pelos poderes públicos, às doenças, preguiçoso, seu atraso e à indigência. Os anos se passaram e as diferenças e desigualdades embora diminuíssem com o tempo, continuam enormes. Assim como Monteiro Lobato criara o seu personagem Jeca Tatu representando e fazendo críticas ao perfil da maioria do povo de sua época, hoje em dia alguns traços do “velho” Jeca Tatu se aprimoram com o de muitos brasileiros, principalmente, quando se trata de políticos. Antonio Palocci, ex-ministro chefe da Casa Civil, cedeu à pressão da oposição sob suspeita de corrupção em suas consultorias, acumulando um patrimônio vinte vezes maior em apenas quatro anos, resolvendo por fim, renunciar o cargo temendo a instauração de uma CPI.
Que corrupção e venda de informações não são novas formas de assaltar o contribuinte, todos nós já sabemos, mas acostumar com essa situação é diferente. Ao traçar um perfil atual do povo brasileiro, encontramos sua grande maioria abandonada pelos poderes públicos e que acredita em tudo e em todos, não exercendo seu direito da maneira correta e que fazem de tudo para não serem incomodados quando o assunto é política. O restante da população são as mesmas pessoas que, sai ano e entra ano, se perpetuam no poder, utilizando-se de táticas antigas e de sua ganância para tirar o maior proveito possível. Esse é o novo perfil do Jeca Tatu politizado. Agora os “Jecas Tatus” se infestam não no campo ou na fila dos hospitais, muito menos na porta do INSS para conseguir um auxílio doença. Eles possuem casas, “não sabem de nada”, são visionários, comandam o poder público e ainda continuam preguiçosos.
O ex-ministro Antonio Palocci, de acordo com a reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, comprou um apartamento de luxo na capital paulista em novembro de 2010 por 6,6 milhões de reais, e no ano anterior, já havia adquirido um escritório em São Paulo por 882 mil reais chegando à soma dessas aquisições a quase 7,5 milhões de reais. Seu patrimônio declarado em 2006 era de 375 mil reais. Nos quatro anos em que exerceu mandato de deputado, Palocci recebeu 974 mil reais brutos em salário, portanto, não correspondendo aos seus gastos. Mesmo assim, só o que vimos, foram políticos da base governista protegendo Palocci contra uma CPI.
Há leis na política que, sinceramente, acredito que nunca vou entender. Qual a explicação para tantas implicações em se investigar um político? Talvez todos eles pensem que os imorais sejamos nós. Pessoas que exercem cargos públicos, para a instauração de uma CPI, são necessárias um terço das assinaturas do Congresso a seu favor, o que torna a sua instauração praticamente impossível. Será que eu ou você, caso cometamos algum crime, teremos o direito de sermos julgados por nossos parentes e amigos? Ou melhor, será que se cometermos um crime e estivermos à frente de um grande cargo público e apenas abdicarmos meros vinte e sete mil reais por mês seremos absolvidos de qualquer que seja a acusação? Boas coisas para se pensar. Talvez, aí está uma das facilidades dos homens de terno preto em roubar, nem mesmo a lei podem os impedir, eles as criam.
Pensei várias vezes antes de escrever alguma coisa sobre este caso. Pensei se valeria à pena perder o meu tempo com mais um político. Realmente, lamento por estar escrevendo sobre corrupção, mas temos por obrigação exercermos o nosso direito, afinal de contas, esse dinheiro quem paga somos nós. Consultorias atrás de consultorias, já ouviram falar em tráfico de informações? Se defender alegando que prestou serviços de consultoria sobre "câmbio e volatilidade" com lucros de sete milhões em quatro anos é zombar do povo brasileiro, ou será o mais novo ídolo e herói nacional? Mãe, quero ser consultor!
 |
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrOZWj8gl-0xyph-Hp59BJ1Gw3lwwvax05I22imQJSZbIeT7Bx-BM9DzW7xBxrT2hgMkfvaPXRneqJjmGX5uXIl8ZVEfed4ODiBHweiVIVqTZWwqpzAXtusFn6kzl-zg5Bkjih_u6BL7E/ |